Sabias que existem mais de 3 milhões de Emigrantes Portugueses pelo Mundo?

Passo a passo de como emigrar para a Suíça

Pensas em emigrar para a Suíça? Tudo o que precisas de saber para emigrar para a Suíça.

Suíça Apoio Alojamento

11/28/2022

como-emigrar-suica.jpg

A Suíça é provavelmente o país mais desejado para se emigrar, não só dos portugueses mas também pela maioria da população mundial.

Os elevados salários, estabilidade política e segurança são alguns dos muitos motivos para que este pequeno país europeu seja tão desejado.

 

O que necessito para emigrar para a Suíça? 

Se tens um passaporte Português ou de outro país da União Europeia apenas necessitas do teu cartão de cidadão, um contrato de trabalho e um local para viver. 

Depois disso apenas tens que te dirigir ao que corresponde a uma junta de freguesia(gemeinde/kommune) na localidade onde vais residir e fazer o pedido da permissão de residência.

Morar na Suíça para quem não tem passaporte Europeu é mais complicado, recomendamos a leitura deste artigo.

 

Como encontrar um emprego na Suíça?

Segundo a lei Suíça as empresas Suíças na hora de contratar têm que dar prioridade a pessoas já residentes na Suíça, e apenas recorrer a mão de obra estrangeira caso não encontrem ninguém para preencher a vaga na Suíça. 

As maiores oportunidades para pessoas sem formação profissional encontram-se em trabalhos sazonais e/ou trabalhos mais duros. Hotelaria, agricultura e a construção civil são alguns desses exemplos.

Já para pessoas com formação profissional as oportunidades são mais abundantes, destacando-se as áreas da saúde e de TI. 

Se procuras emprego recomendamos:

 



 

Como encontrar alojamento?

Para um recém chegado ou para alguém que ainda não reside na Suíça pode ser muito difícil conseguir arrendar um apartamento ou casa, pois por norma os senhorios dão prioridade a pessoas que conseguem comprovar estabilidade financeira(normalmente com contrato de trabalho, folhas salariais, contacto telefónico do senhorio anterior).

Para saberes mais sobre como e onde arrendar casa/apartamento na Suíça verifica o nosso artigo!

Se não tens amigos ou familiares na Suíça que te possam oferecer alojamento, hotelaria e agricultura podem ser duas boas opções pois na maioria das vezes oferecem alojamento aos seus trabalhadores.

Outras opções são hosteis, quartos mobilados, e quartos compartilhados. Criamos uma lista de algumas soluções deste tipo, vê aqui

 

Seguro de saúde na Suíça

O sistema de saúde suiço difere bastante do português. Na Suíça todas as pessoas que aqui residem têm que ter um seguro de saúde. 

Este seguro de saúde é escolhido por ti, e depois de entrar na Suíça tens 3 meses para o fazer, mas assim que o fizeres tens que pagar a partir da data de entrada na Suíça. 

Os preços variam bastante. Idade, cantão e extras são alguns dos fatores que podem alterar os preços.

Aqui podes comparar seguros de saúde e receber algumas ofertas.



Idiomas na Suíça

Se falas algum dos idiomas oficiais da Suíça seria importante perceberes em que cantões se fala esse idioma. Ou no caso de não dominares nenhum dos idiomas talvez seja importante perceber qual a língua falada no cantão de um suposto anúncio de emprego.

Podes encontrar toda a informação sobre as línguas oficiais da Suíça aqui!

No caso de te queres preparar:



 



 

Salários na Suíça

Não existe um salário mínimo transversal em toda a Suíça, difere de cantão para cantão e de emprego para emprego. 

Criamos um artigo com toda a informação sobre os salários na Suíça, verifica aqui!

 

Custo de vida na Suíça

Para ser tomada a decisão é também importante tentares perceber o custo de vida da Suíça, que é na verdade um dos países com o custo de vida mais altos do mundo.

Neste artigo explicamos algumas das despesas básicas na Suíça.

 

Nós recomendamos que procures emprego a partir de Portugal ou no país onde vives, sendo o custo de vida da Suíça tão alto pode ser realmente muito dispendioso passar alguns meses sem trabalhar na Suíça.

Este é o nosso guia de como emigrar para a Suíça, esperamos que tenha sido útil.

Queres emigrar para a Suíça e continuas com dúvidas? Deixa as tuas dúvidas nos comentários!