Cidade maravilhosa, com muita arte, ótima gastronomia e destinos turísticos imperdíveis.
Aconchegante, bom para conhecer a pé e com aberturas para o rio Reno, Basel está no triplo ponto onde as fronteiras suíça, alemã e francesa se encontram. A arte e a cultura de Basel colocam-na em pé de igualdade com quase todas as cidades do mundo.
É mais conhecida como um destino de arte, mas a sua gastronomia também é bastante impressionante. Estabelecimentos sofisticados e comandados pelos melhores chefs encontram-se lado a lado com restaurantes luxuosos e modernos que oferecem o melhor.
Se sair de Genebra, a distância até Basiléia é de 254 km, o que resulta em:
Por outro lado, vindo de Zurich, a distância é de apenas 87,4 km, o tempo de locomoção resulta em:
Já saindo de Bern, a distância é de 99,5 km, o que resulta em:
A maior e mais rica variedade de arte da Suíça está à sua disposição neste museu superlativo.
A lista de nomes já diz tudo: começando como Renascimento, pode encontrar Konrad Witz, Lucas Cranach, o Velho e Hans Holbein (o museu cresceu a partir de uma coleção anterior das suas obras). Existem mestres holandeses como Rembrandt, Brueghel, o Velho e Rubens.
Do século 19 pode admirar peças de van Gogh, Monet, Cézanne, Manet e Gauguin.
O Kunstmuseum possui uma sala inteira apenas para peças de Picasso.
Além disso pode encontrar uma amostra da coleção de arte do século XX.
Endereço: St. Alban-Graben 16, 4051 Basel, Suíça.
Igreja medieval da Basel, que tem suas duas torres de 60 metros, Georgsturm e Martinsturm.
É um edifício hipnotizante com paredes de arenito vermelho-rosado e um telhado estampado de vidro. Muito da arquitetura é dos séculos 14 e 15 depois que um terremoto em 1356 derrubou a alta igreja românica medieval.
Um dos elementos anteriores é o portal principal, que foi parcialmente desmontado por iconoclastas rebeldes na Reforma. Mas eles deixaram as arquivoltas góticas, que ostentam anjos, profetas, rosas, reis e uma imagem de Abraão.
Por 5 Euros, pode subir umas escadas em espiral estreita para inspecionar Basel e o Reno.
Endereço: Münsterpl. 9, 4051 Basel, Suíça.
No Solitudepark, na margem direita do rio Reno, fica o museu do escultor cinético do século 20, Jean Tinguely.
Suas máquinas malucas e desnecessariamente complicadas, satirizam a produção em massa e o materialismo.
Mas em qualquer nível, eles também são divertidos, fantasiosos e interativos, por isso é um museu de arte onde as crianças nunca ficarão entediadas.
Pode apertar botões e puxar alavancas para iniciar o zumbido dessas máquinas.
A exposição narra a trajetória de Tinguely, das décadas de 1950 a 1980. Uma de suas peças finais foi Grosse Méta Maxi-Maxi Utopia de 1987, um emaranhado de roldanas, rodas de madeira e motores elétricos com degraus que permitem subir.
A Câmara Municipal está localizada no centro de Basel em todos os sentidos.
O gigante de arenito vermelho que o confronta na Marktplatz é do início do século 16 e nenhuma despesa foi poupada em sua construção.
Existem muitos símbolos para decifrar na fachada, como os 12 brasões da Antiga Confederação Suíça, incluindo o de Basela, adornando os merlões no topo.
Passe pelo arco para entrar no pátio encantador, onde há um afresco do século 17 de Hans Bock e uma estátua do fundador romano da Basel, Lucius Munatius Plancus, esculpida em 1580.
Endereço: Marktpl. 9, 4001 Basel, Suíça.
A cidade já foi defendida por duas camadas de muralhas da cidade.
A parede interna foi construída por volta de 1230 e, após o terremoto de 1356, uma nova parede externa com 40 torres foi construída para acomodar a cidade em crescimento.
Praticamente todas essas paredes foram derrubadas para permitir que a cidade crescesse e proporcionasse um ambiente de vida mais saudável no século XIX.
Três portas permanecem, a mais impressionante das quais é Spalentor.
Isso controlava a abordagem ocidental da cidade da França e fazia parte da muralha externa iniciada na década de 1350. Além de um par de torres e padrões, há muita ornamentação para procurar na fachada, como o brasão de Basel emoldurado por dois leões.
Endereço: Spalenvorstadt, 4056 Basel, Suíça.
Com mais de 640 espécies, poucos zoológicos do planeta podem alegar ter tanta diversidade quanto o Zoológico de Basel.
Este é o maior e mais antigo zoológico do país, datado de 1874, mas com uma abordagem completamente moderna ao design de recintos.
Expansões e reformas acontecem ao longo do ano, e em 2016 uma nova casa de elefantes foi inaugurada, fornecendo 5.000 metros quadrados para eles.
O aquário (viveiro) é um favorito e tem quase 500 espécies de peixes, répteis e anfíbios, além de pinguins rei e gentoo.
Talvez o habitante mais famoso do zoológico seja Goma, o primeiro gorila das planícies ocidentais nascido na Europa e completando 58 anos em 2017.
Endereço: Binningerstrasse 40, 4054 Basel, Suíça.
Seis quilômetros fora da cidade, na fronteira com a Alemanha, a Fundação Beyeler vale cada segundo da viagem.
A sua espera está a fabulosa coleção de arte moderna dos negociantes do século 20, Ernst Beyeler e Hilda Kunz.
Na década de 1990, esse tesouro de 200 obras ganhou uma residência permanente projetada por Renzo Piano.
Pode deliciar-secom 23 Picassos e pinturas de Vincent van Gogh, Francis Bacon, Lichtenstein, Pollock, Warhol, Monet e Cézanne.
Além disso, há uma exposição etnológica de 25 obras da América do Norte, Oceania e África.
Endereço: Baselstrasse 101, 4125 Basel, Suíça.
É difícil decidir o que é mais tentador sobre o restaurante Schloss Bottmingen de Basiléia. Pode ser o menu impecável de pratos franceses clássicos e requintados, cortesia do Chef de Cuisine Gilles Brunin e do Chef de Patisserie Alain Schmidlin, ou o cenário incrivelmente belo e de sonho no castelo Bottmingen, uma mansão medieval rodeada por águas calmas, e acessado por meio de uma passarela elevada.
As várias salas de jantar internas do restaurante, cada uma uma criação individual, oferecem uma sensação de grandeza real e elegância discreta, enquanto sua localização, no coração de um parque tranquilo, torna Bittmingen uma experiência gastronômica inesquecível.
Endereço: Schlossgasse, 4103 Bottmingen, Suíça.
Volkshaus combina uma brasserie, um bar e um jardim de cerveja em um conceito congruente. A brasserie espaçosa e bem iluminada, projetada por Herzog & de Meuron , o estúdio de arquitetura mais prestigioso da Suíça, é uma mistura irresistível de bancos verdes, pequenas mesas de madeira, lâmpadas pendentes e grandes espelhos, servindo pratos simples, mas saborosos, tradicionais de brasserie.
Em contraste marcante com a brasserie, o bar exibe um design muito mais escuro e glamoroso. Por último, mas não menos importante, a esplanada-cervejaria é uma área romântica ao ar livre, um local ideal para se reunir com os amigos para tomar uma bebida num ambiente frondoso.
Volkshaus também hospeda regularmente uma variedade de shows e concertos musicais, oferecendo mais um motivo para visitar este lugar muito especial em Kleinbasel, o distrito industrial da cidade.
Endereço: Rebgasse 12-14, 4058 Basel, Suíça.
Instalado em uma guilda histórica, a mais antiga de Basel, originalmente construída nos primeiros anos do século 14, Schlüsselzunft é um bistrô e um restaurante, atendendo a clientes que procuram uma refeição rápida, mas de qualidade, e aqueles em busca de jantares gourmet.
Convenientemente localizado no centro, Schlüsselzunft consegue oferecer aos seus hóspedes pratos bem elaborados.
Experimente, por exemplo, o ravióli caseiro recheado com alho ou o bife de filé angus preto com batata hash brown. Entre os destaques exclusivos do restaurante estão a ampla e elegante sala de jantar no primeiro andar e um grande forno revestido com ladrilhos de cerâmica, tão ricamente e finamente decorado que parece uma obra de arte.
Endereço: Freie Str. 25, 4001 Basel, Suíça.
Esse é o nosso roteiro criado diretamente para si, aqui encontra dicas sobre o que visitar e o que fazer em Basel.
Já visitou Basel? Conte-nos sua experiência nos comentários e siga-nos nas nossas redes sociais.
f