A cidade tem muito a oferecer, com maravilhosas paisagens naturais e construções incríveis.
Não é nenhum mistério porque Luzern é tão amada pelos turistas. A cidade fica ao lado do Lago Luzern, cercada por uma paisagem montanhosa de tirar o fôlego. Tanto o lago quanto as montanhas estão ao seu alcance, quer você queira fazer um cruzeiro em um barco a vapor ou conquistar um poderoso pico alpino como Pilatus ou Rigi.
Também há muito o que fazer na cidade, nas ruas históricas da Cidade Velha, sem trânsito, onde as guildhalls medievais têm afrescos nas fachadas. Pode caminhar sobre pontes medievais arborizadas com pinturas e também escalar uma linha de poderosas torres de defesa.
Se sair de Genebra, a distância até Lucerna é de 265 km, o que resulta em:
Por outro lado, vindo de Zurich, a distância é de apenas 52 km, o tempo de locomoção resulta em:
Já saindo de Bern, a distância é de 110 km, o que resulta em:
Se visitar Luzern é impossível não ficar impressionado com esta montanha de 2.128 metros ao sul.
O pico é repleto de folclore e tem o apelido de “Montanha do Dragão” após uma lenda medieval alegar que era habitado por dragões com poderes de cura.
Uma viagem ao topo é sempre uma aventura. No verão, um circuito especial foi idealizado, o Goldene Rundfahrt (Golden Tour), no qual você sai de Luzern em um barco a vapor.
Depois de desembarcar, pode apanhar a ferrovia com roda dentada mais íngreme do mundo, com uma inclinação máxima de 48%. E então, após se deslumbrar com a paisagem, apanhe o novo teleférico “Dragon Ride”, seguido por um teleférico de gôndola que volta para baixo.
Na margem direita do Reuss, reserve o máximo de tempo que puder para percorrer o centro histórico de Luzern.
Há uma sequência de praças cercadas por casas altas pintadas e ligadas por ruas comerciais de paralelepípedos.
Todo o centro antigo está livre de trânsito, livre para os compradores e turistas.
Weinmarkt é o ponto de partida perfeito e é cercado por guildhalls medievais, alguns com fachadas pintadas decorativas.
Conhecido como o “Lago dos Quatro Cantões”, o Lago Luzern é um impressionante corpo de água de forma irregular que o convida a explorar.
O lago tem quatro pontas que se estendem, com montanhas épicas em todos os lados.
Luzern fica no canto mais noroeste, pode ir até Luzern Bahnhofquai para embarcar em um dos cinco barcos a vapor do início do século 20 para cruzeiros no lago.
Em terra, os bairros ribeirinhos de Luzern foram reconfigurados na década de 1880 para aproveitar as paisagens.
O Nationalquai e o Schweizerhofquai são passeios requintados traçados por mansões e onde se pode contemplar o lago e picos alpinos como Pilatus e Rigi.
O museu mais visitado da Suíça é muito mais do que apenas uma coleção de veículos.
Existem comboios como a primeira locomotiva a diesel da Suíça, 30 aviões e o Autotheater, uma atração surpreendente onde uma frota de carros de todas as épocas está empilhada em prateleiras como se fossem brinquedos.
Mas os veículos são apenas um lado da história, já que também tem um planetário recém-atualizado, o primeiro teatro IMAX da Suíça, uma foto em escala 1: 20,0000 da Suíça vista do espaço e a nova aventura do chocolate suíço.
Endereço: Lidostrasse 5, 6006 Luzern, Suiça.
Cruzando o rio Reuss, está a ponte de treliça mais antiga do mundo e o emblema de Luzern.
A ponte de madeira coberta data do século XIV e estende-se na diagonal por 200 metros.
No tecto, podemos encontrar pinturas triangulares do século 17 que retratam eventos da história de Luzern.
São 30 ao todo e costumavam ser muitos mais antes de um incêndio destruir a maior parte da ponte em 1993.
A torre de 35 metros que completa este conjunto está plantada na água e é menor que a ponte em cerca de 30 anos. Não dá para subir, mas é um espetáculo para se admirar e há uma loja de souvenirs no térreo.
O negociante de arte Siegfried Rosengart conviveu com pintores modernos nas primeiras décadas do século XX.
Em conjunto com a sua filha Angela, ele reuniu uma das mais ricas coleções de arte moderna da Europa, composta por centenas de obras de artistas como Chagall, Monet, Matissse, Miró, Braque e Fernand Léger.
Mas é o tesouro de peças de Picasso e Paul Klee que é a glória suprema e recebeu atenção especial neste museu no antigo edifício do Banco Nacional.
O museu foi inaugurado por Ângela em 2002 e exibe mais de 300 peças ao mesmo tempo.
Endereço: Pilatusstrasse 10, 6003, Luzern, Suiça.
Esculpido em uma antiga pedreira de arenito, pode encontrar um relevo rochoso de um leão.
O monumento foi projetado pelo escultor dinamarquês Bertel Thorvaldsen e esculpido no início da década de 1820 por Lukas Ahorn.
O leão representa a Guarda Suíça, que foi massacrada enquanto tentava proteger Luís XVI no Palácio das Tulherias em 10 de agosto de 1792 durante a Revolução Francesa.
Há um rico simbolismo na obra: o leão repousa sobre um escudo quebrado com a flor-de-lis da realeza francesa e, atrás dele, outro escudo intacto com o brasão suíço.
Chegue aqui no início do dia para evitar as multidões.
Endereço: Denkmalstrasse 4, 6002, Luzern, Suiça.
O Mill´Feuille, situado junto ao Rio Reuss, é um dos melhores locais de Luzern para almoços leves.
O café da manhã é servido até as 18h e oferece itens como quark servido com compota de goji berry e muesli, além de combinações tradicionais de café da manhã com pão, geleia caseira e pasta de avelã. Experimente os ovos cozidos com várias coberturas, um favorito dos fregueses regulares, ou o exclusivo steak tartare “Mill´Feuille”, que é melhor apreciado no terraço com vista para o rio.
Endereço: Mühlenpl. 6, 6004, Lucerne, Suiça.
A família Galliker administra esta taverna há mais de um século, que serve comida tradicional e farta para as famílias da cidade. O ambiente em Wirtshaus Galliker pode ser melhor descrito usando a palavra alemã intraduzível, Gemütlichkeit (uma combinação de aconchego, familiaridade e a sensação de que tudo está bem com o mundo). Desfrute de um Luzerner Chügelipastete caseiro (uma torta de massa folhada de vitela e cogumelos) enquanto está rodeado por clientes habituais neste restaurante familiar e que aceita animais de estimação.
Endereço: Schützenstrasse 1, 6003, Lucerna, Suiça.
Esta espaguetéria e pizzaria clássica, situada no centro histórico de Lucerna, conquistou uma clientela fiel nos últimos 30 anos. O Valentino apresenta um extenso menu de pratos de massa e pizzas preparados de forma autêntica, juntamente com os risotos de frutos do mar especiais do Valentino. A decoração definitivamente adiciona charme ao restaurante.
Endereço: Metzgerrainle 3, 6004 , Luzern, Suiça.
Esse é o nosso roteiro criado diretamente para si, aqui encontra dicas sobre o que visitar e o que fazer em Luzern.
Já visitou Luzern? Conte-nos sua experiência nos comentários e siga-nos nas nossas redes sociais.
f