Sabias que existem mais de 3 milhões de Emigrantes Portugueses pelo Mundo?

Como criar uma carta de apresentação para um empregador Suiço

Aqui descobre as melhores dicas para criar uma Carta de Apresentação / Lettre de Motivation / Einschreiben

Suíça Empregos Apoio

9/27/2022

carta-apresentacao-suica-anschreiben-lettre.jpg

Tanto a carta de apresentação como o currículo são dois factores essenciais em qualquer candidatura de emprego, afinal do que vale um ótimo currículo e grandes competências se não as dermos a conhecer ao empregador?

A carta de apresentação serve exactamente para lhe dar a oportunidade de mostrar ao empregador que você tem as competências adequadas para o emprego em questão, que está motivado para o emprego ou porque o deveria contratar a si.

Decidimos criar um guia de como criar uma carta de apresentação para um emprego na Suiça baseado nos maiores sites de empregos na Suiça para aumentar a eficácia da vossa candidatura.

 

O que é uma Carta de Apresentação / Lettre de Motivation / Einschreiben

A carta de apresentação é um documento pedido por grande parte dos empregadores suiços que tem o objetivo de apresentar de forma mais detalhada o perfil do candidato. 

Como referido acima, essa carta pode ser uma boa estratégia para mostrar os seus valor e competências e destacar-se dos outros candidatos. 

Diferente do Currículo, na carta de apresentação o candidato tem mais liberdade para acrescentar qualificações que não pode colocar no Currículo e também em caso de falta de qualificações pedidas pelo empregador, na carta de apresentação, o candidato tem a possiblidade de tentar convencer o Empregador que poderá mesmo assim preencher a vaga.



 

Qual a importância da carta de apresentação

A carta de apresentação é realmente muito importante para os empregadores Suiços, para grande parte é mesmo uma obrigatoriedade, e uma candidatura sem carta de apresentação não será aceite.

 

 

Como criar uma carta de apresentação

Para começar a carta de apresentação tem que ser um documento personalizado, para nós emigrantes que não dominamos a língua no nosso país de acolhimento seria bastante mais fácil procurar um exemplo já feito na internet em Alemão ou Francês e enviá-lo ao empregador, mas infelizmente é muito difícil encontrar um exemplo que se adeque perfeitamente ás nossas qualificações e aos requisitos do empregador.

Portanto é essencial criar um documento personalizado e único, se não dominam o idioma em questão sugerimos que procure ajuda de algum conhecido ou de um profissional.

Segundo a Jobs.ch (maior site de empregos na Suiça), a carta de apresentação deve conter apenas 3 parágrafos divididos da seguinte forma:

  • No primeiro parágrafo você refere-se à empresa, o  porquê de se candidatar a esta empresa em particular? O que torna a empresa tão atraente para si?

 

  • No segundo parágrafo seja mais detalhado, por exemplo de como se poderia integrar bem na equipa de trabalho, ou de como poderia ajudar a empresa nas vendas.

 

  • O terceiro parágrafo é destindo a falar sobre si e as suas competências, aqui pode mostrar o porquêde você ser o mlehor candidato á  vaga de trabalho.

 

Ainda segundo a jobs.ch deve ser usada a regra das 5 frases, ou seja, os 3 parágrafos devem conter exactamente 5 frases.

 

Para concluir deixe uma mensagem curta, como por exemplo, que gostaria de receber uma resposta positiva.



 

Continuamos na nossa luta para facilitar a vida dos portugueses na Suiça, desta vez com um guia de como criar um carta de apresentação, desejamos boa sorte a quem procura um novo emprego!

Para ajudar na procura do seu emprego na Suiça deixamos aqui outros artigos:

 

Necessita ajuda de profissionais para criar a sua carta de apresentação ou o seu currículo?

 

Segue -nos nas nossas redes sociais e partilha com os teus amigos!

 

Traduzido em Espanhol aqui: Cómo crear una carta de presentación para un empleador suizo!