Sabias que existem mais de 3 milhões de Emigrantes Portugueses pelo Mundo?

É possível poupar dinheiro na Suiça em 2022 Quanto

Descobre neste artigo quanto dinheiro pode uma família poupar na Suiça em 2022

Suíça Poupança

10/24/2022

poupar-economizar-dinheiro-suica-2022.jpg

A questão eterna, é possível ou não poupar dinheiro na Suíça em 2022?

Parece que mesmo entre emigrantes Portugueses na Suíça em grupos de facebook, fóruns e até mesmo conversas de café parece não haver consenso nesta questão, muitos dizem que conseguem poupar dinheiro outros que o dinheiro não é suficiente até ao final do mês. Mas afinal quem diz a verdade?

Provavelmente, todos!  Cada um com a sua realidade.

Entenda melhor, nem todos temos a mesma realidade, o que é para mim muito para o meu vizinho pode ser pouco, eu posso ser feliz com uma bicicleta mas o meu vizinho tem o objectivo de comprar um SUV topo de gama, eu posso ser saudável mas o meu vizinho pode necessitar de tratamentos médicos semanalmente, eu posso não ter filhos e o meu vizinho ter 3 filhos, ou seja, não somos todos iguais, e os gastos não são todos iguais!



 

Para que consiga entender se no seu caso poderia juntar algum dinheiro na Suíça, iremos exemplificar com ordenados relativamente baixos (o salário médio na Suíça é superior a 6000 CHF) e apenas com as despesas essenciais na Suíça! (Todos os luxos e despesas adicionais depende de cada pessoa ou família):

Um casal acabado de chegar à Suíça, no Cantão de Zurique sem diplomas ou experiência profissional na casa dos 30 anos de idade:
  • O homem trabalhador da construção civil que tem como ordenado líquido 4200 CHF(ver salários mínimos na Suiça).
  • A mulher funcionária em um armazém com ordenado líquido de 3400 CHF.

Em conjunto este casal tem um salário de 7600 CHF

 

As despesas:

  • Renda da casa - 1600CHF, sem dúvida a maior despesa da lista, com este valor pode encontrar um T2 (na suiça 3/3,5 zimmer) nos arredores da cidade de Zurique, é possível encontrar mais barato mas muito difícil. Na cidade, obviamente os preços são bem mais elevados, ultrapassando muito facilmente os 2000 CHF para um t2.
  • Seguro de saúde - 400 CHF x 2, o seguro de saúde ou krankenkasse é obrigatório na Suíça, é pago mensalmente e os preços variam consoante a idade, a franquia, o Cantão .... ( pode calcular o seu seguro de saúde na Helsana Online e ter uma ideia de quanto poderá pagar aqui).
  • Água e electricidade - 80 CHF, a água e electricidade são relativamente baratas na Suíça muitas vezes valor está incluído no valor da renda da casa, mas para não haver surpresas, deixamos aqui um valor que estará dentro daquilo que um casal gastará mensalmente.
  • Alimentação e compras da casa - 1200 CHF, este é um valor que pode realmente variar muito de caso para caso, mas acreditamos que com este valor, com alguns cuidados, como quando e onde comprar, duas pessoas podem ter uma alimentação saudável e comprar algumas coisas para a casa.
  • Transportes - 150 CHF x 2, neste exemplo partimos do princípio que o casal não tem um carro, os transportes públicos na Suíça são uma alternativa muito viável, funcionam de forma quase perfeita. Com o valor de 150 CHF poderá comprar um passe mensal, excepto se a distância que se tiver que deslocar for muito grande.
  • Telemóvel/Internet - 40 CHF x 2, hoje em dia quase imprescindível, telemóvel com Internet. Com o valor de 40 CHF pode-se encontrar tranquilamente um contrato com chamadas e Internet ilimitadas na Suíça e Europa.
  • Internet / Televisão - 60 CHF, existem vários packs internet/televisão/telefone, com este valor poderá adquirir um pack básico.

Recorde-se, estes valores (ordenados e despesas) podem variar, tanto para valores mais baixos como mais elevados. Estes valores são baseados em pesquisas e 15 anos de experiência no cantão de Zurique.



Total das Despesas = 4120 CHF

Salários - Despesas = 3480 CHF

 

3480 CHF é o montante que sobra para o casal com as despesas essenciais e básicas pagas!

 

A partir daqui tudo depende do estilo de vida de cada pessoa e as suas necessidades, hobbies, estudos, vida social etc etc, e para quem não conhece a realidade na Suíça até pode parecer uma quantia dificil de gastar, mas não se deixe equivocar, 3480 CHF são muito fáceis de gastar na Suíça, observe abaixo exemplos de possíveis despesas:

  • Automóvel - se decidir comprar um automóvel de gama média, as despesas mensais podem se  aproximar dos 1000 CHF muito facilmente, entre o leasing/crédito, manutenção, estacionamento(não existe estacionamento grátis), combustíveis, impostos etc.
  • Restaurantes - um jantar básico para duas pessoas numa cidade como Zurique ultrapassa os 100 CHF.
Preços do restaurante Santa Lucia Zurique

 

  • Cabeleireiros - um corte de cabelo de mulher em grandes cidades ultrapassa geralmente os 100 CHF.
preços K-Styling Zurique

 

  • Ginásio/fitness -  o preço de uma mensalidade no ginásio é por norma a rondar os 100 CHF.
Preços Active Fitness

 

  • Café - Pode ultrapassar os 5 CHF.
  • Estacionamento público - na cidade Zurique um parque com o máximo de 2 horas de utilização custa 7,5 CHF.

  • Dentistas - Absurdamente caros, por qualquer qualquer consulta, por muito básico e rápido que seja o tratamento deverá custar sempre mais de 300 CHF.

 

Como podes observar a Suíça é realmente um dos países mais caros do mundo, por muito elevados que sejam os salários sem um bom planejamento financeiro e se não estiveres disposto a alguns sacrifícios provavelmente não será possível poupar grandes quantias de dinheiro.

Para concluir, sim, em 2022 ainda é possível poupar dinheiro na Suíça apenas depende da nossa organização, estilo de vida e objectivos.