Sabias que existem mais de 3 milhões de Emigrantes Portugueses pelo Mundo?

Salários na Suiça

Descobre aqui tudo sobre o salário mínimo e médio na Suiça em 2022

Suíça Apoio Empregos

11/7/2022

salário-ordenado-minimo-medio-suica.jpg

A Suiça é um dos países do mundo com o ordenado mais atractivo, portanto um País muito procurado para quem procura uma vida melhor.

 

Qual o salário mínimo na Suíça?

Não existe um salário mínimo transversal a todos os cantões suíços.

Alguns cantões têm salário mínimo, outros não. Os cantões de Jura, Neuchâtel, Ticino e Genebra são aqueles onde existe um salário mínimo estipulado, que varia entre eles.

 

Cantão Salário Mínimo / hora Salário Mínimo / mês
Genebra CHF 23 CHF 4153,8
Neuchâtel CHF 20,08 CHF 3626,45
Jura CHF 20 CHF 3612
Ticino CHF 19 CHF 3431,4

 

Em relação aos cantões que não têm um salário mínimo estipulado por lei podemos dizer que os ordenados mínimos pago pelas empresas não variam muito dos valores acima apresentados. 

Mesmo que não exista um ordenado mínimo estipulado para a maioria dos cantões, para muitas áreas existe um ordenado mínimo estipulado por um contrato colectivo de trabalho (GAV) em toda a Suiça.

 

 

Ordenado mínimo na construção civil (obras)?

Segundo o contrato colectivo (LMV) o ordenado mínimo para um trabalhador de categoria c (o mais baixo) para alguns cantões é de 4573CHF mensais/25.95 CHF por hora enquanto para outros cantões o salário pode ser ligeiramente mais alto com 4708CHF mensais/26.75 CHF por hora. Abre aqui o contrato colectivo na área da construção civil completo.

 

 

Ordenado mínimo para montadores de andaimes(Gerüstbau)?

Os montadores de andaimes tèm um contrato coletivo diferente da construção civil em geral, e segundo a seco.admin.ch o ordenado mínimo obrigatório previsto na lei está também dividido por níveis, consoante a experiência e aprendizado do trabalhador:

Nível Salário mínimo
C
(ajudante de montador de andaimes)
4355.–
B2
(montador de andaimes)
4495.–
B1
(montador de andaimes)
4850.–
A
(líder de grupo)
5230.– 
Q
(responsável  de obra)
5430.–

 

 

O salário mínimo em hotelaria na Suiça?

Segundo o hotelleriesuisse.ch existem 4 níveis que vão do Nível Ia (trabalhador sem aprendizagem) a Nível IV (Funcionário com exame profissional), com os salários minímos correspondentes de CHF 3‘582.00 a CHF 5‘108.00.

Com um promenor, que no caso do trabalhador sem aprendizagem, o valor pode ser reduzido até 8% num período introdutório(até 12 meses) e no caso do trabalhador nunca ter trabalhado em um L-GAV por pelo menos 4 meses (visite a lista aqui).  

 

O salário mínimo para padeiros, pasteleiros e indústria de confeitaria?

Segundo o contrato de trabalho coletivo para toda a Suíça o ordenado mínimo nesta área vai de 3 477.– (trabalhadores sem experiência ou aprendizado) até 4 920.– (com exame profissional).

 

 

Pode interessar-te também os contratos colectivos de trabalho de: 

Encontra outros contratos de trabalhos colectivos aqui!

 



 

Qual é o salário médio na Suiça?

Segundo a Swissinfo o salário médio na Suiça é de 6,502 CHF mensais ou 78,024 CHF anuais, um dos salários médios mais elevados do mundo! 

Um professor de pré-escola na Suíça ganha  4.977 CHF, enquanto nos EUA esse mesmo profissional ganha  2.400 CHF mensais.  Um vendedor/balconista ganha cerca de 4.483 CHF  e um pedreiro com mais de quatro anos de experiência ganha em média  5.553 CHF por mês. 

Mas não se deixe enganar, a Suiça é sim um dos países com o ordenado médio mais alto do Mundo mas também é um dos países com o custo de vida mais caro do mundo. 



 

Quer saber o salário médio de uma determinada profissão em um determinado cantão?

O miaor site de empregos na Suiça tem uma ferramenta onde pode descobrir a média do salário de algumas profissões segundo as pessoas registadas no site, veja aqui!

Pode também ver o gráfico em baixo, sobre um estudo de 2016 da Bundesamt für Statistik  que compara o salário Bruto entre homens e mulheres segunda a profissão:

 

Espero que o nosso artigo sobre salários na Suíça (mínimo e médio) tenha sido útil. Tens dúvidas? Deixa nos comentários ou contacta-nos.

Traduzido em espanhol aqui: Sueldos en Suiza!