Berna tem muito a oferecer para quem a visita, principalmente muita arte e belas arquiteturas.
Berna tem uma adorável cidade antiga, listada pela UNESCO, situada em uma longa curva do Rio Aare. Grande parte do centro antigo é do século 15 e está repleto de vários quilômetros de galerias que cobrem lojas e restaurantes elegantes.
Berna também foi a cidade natal de Albert Einstein na primeira década do século XX. O Museu Histórico tem uma exposição fascinante sobre sua passagem pelo escritório de patentes da cidade, e pode visitar o apartamento que dividiu com a sua esposa e filho. Outro nativo de Berna foi o artista moderno Paul Klee, luminar do expressionismo e surrealismo. Ele é representado por um museu projetado por Renzo Piano e que guarda quase metade das obras que já produziu.
Se sair de Genebra, a distância até Berna é de 159 km, o que resulta em:
Por outro lado, vindo de Zurich, a distância é de 122 km, o tempo de locomoção resulta em:
Já saindo de Zermatt, a distância é de 131 km, o que resulta em:
Uma das muitas coisas a amar no centro medieval de Berna, listado pela UNESCO, é sua uniformidade: a maior parte da cidade foi atingida por um incêndio em 1405 e altos edifícios de arenito substituíram as velhas casas de madeira.
Muitos são construídos com arcadas em seu andar térreo, e essas são uma característica definidora da cidade.
Ao todo são seis quilômetros de galerias, que escondem lojas, bares, cafés e restaurantes.
Uma ideia para um passeio a pé é tentar encontrar todas as 11 fontes renascentistas no centro.
Cada uma delas data do século XVI e possui uma estátua policromada de uma personalidade real do passado da cidade, ou uma figura alegórica como a Senhora Justiça.
Na periferia oriental de Berna, fica um museu moderno fenomenal para um dos artistas mais influentes do início do século XX.
Klee nasceu perto de Berna e foi para o ensino médio da cidade.
Em 1997 a sua filha doou toda sua herança para a cidade, e Renzo Piano foi contratado para projetar um museu para essas obras.
Com a aparência uma onda oscilante, o museu foi inaugurado em 2005 e depois de doações posteriores agora tem cerca de 40% de toda a obra de Klee, começa com esquetes da infância e continua através de seus períodos expressionista, cubista e surrealista.
As pinturas de Klee são apresentadas em mostras temporárias em constante mudança sobre temas fixos, então duas visitas ao centro nunca serão iguais.
Endereço: Monument im Fruchtland 3, 3000 Berna, Suíça.
Construída no final do século 12 como o portão oeste da cidade de Berna, esta torre na Cidade Antiga tornou-se um ícone para um relógio extraordinário que foi instalado em 1530. Um dos mais antigos da Suíça, mede a hora padrão no Cantão de Berna, e tem um relógio astronômico surpreendente abaixo.
Vá para Marktgasse na hora marcada para um pequeno show quando alguns dos primeiros exemplos de autômatos ganham vida ao lado do astrolábio.
Essas figuras mecânicas, o relógio astronômico e o próprio relógio, são todos controlados pelo mesmo mecanismo.
Você pode vê-lo em ação nos bastidores em um tour diário pela torre que começa às 14h30. Reserve com antecedência porque os números são limitados.
Endereço: Bim Zytglogge 1, 3011 Berna, Suíça.
A catedral mais alta da Suíça foi construída gradualmente durante os séculos XV e XVI.
A única torre se eleva a mais de 100 metros e, a menos que você tenha um pouco de medo com alturas, não deve hesitar em conquistar os 400 degraus para ver os distantes Alpes cobertos de neve.
Mas antes de fazer isso, este é o cenário surpreendente no portal principal, considerado um dos maiores grupos de escultura do gótico tardio da Europa.
No interior, você pode admirar as bancas do coro esculpidas do século 16 e o vitral “Dança da Morte” da mesma época.
Endereço: Munsterplatz 1, 3000 Berna, Suíça.
Se ficar em Berna por mais de um dia, terá que planejar algumas horas nas encostas da própria colina de Berna, Gurten.
Há um metro que você apanha perto do Aare em Waben. Ela atende a colina de 858 metros desde 1899 e chega ao topo em apenas cinco minutos.
O verão significa caminhadas, um passeio na ferrovia em miniatura para os mais pequenos, churrascos e outros bons momentos ao ar livre.
Meados de julho é a vez do Gurtenfestival, que continua a crescer e nas últimas edições tem contratado artistas como Muse, Patti Smith e Massive Attack.
Segunda maior instituição da Suíça neste campo, o Museu Histórico de Berna lida com coleções históricas e etnográficas que remontam à Idade da Pedra.
Estão em um edifício neo-renascentista, que possui uma extensão moderna para exposições temporárias.
Entre os destaques da vasta e variada exposição permanente estão despojos de guerra: há um conjunto de tapeçarias retiradas da Borgonha nos anos 1400 e 1500 e o encantador Díptico de Königsfelden, composto em Veneza para o Rei da Hungria no final do século 13.
O Museu Einstein integrado é imperdível, contendo muitas filmagens, fotografias e objetos que ilustram seu tempo em Berna, quando ele desenvolveu sua Teoria da Relatividade.
Endereço: Helvetiapl. 5, 3005 Berna, Suíça.
Você tem que reservar tempo para a Assembleia Federal Suíça. Afinal, estamos falando de uma das democracias mais antigas do mundo.
O Bundeshaus foi concluído em etapas ao longo da segunda metade do século XIX.
Se quiser ver o interior, precisará reservar com antecedência, pois os passeios lotam rapidamente.
Encontre um guia experiente que lhe ensine os fatos interessantes sobre o governo federal suíço, seus mitos fundadores e os 150 anos de Berna como capital.
O interior é ainda mais impressionante do que a fachada neo-renascentista dominante e exibe esculturas, vitrais e madeira entalhada.
Em frente, na Bundesplatz, está uma fonte popular com 26 jatos, cada um simbolizando um dos cantões da Suíça.
Endereço: Bundesplatz 3, 3005 Berna, Suíça.
Localizado próximo ao BarenPark de Berna, ou Bear Park, inaugurado em 2009, o Altes Tramdepot é um local de interesse gastronômico e natural. Com vista para o parque, o centro histórico de Berna e o belo rio Aare de sua esplanada e terraço frontal, o restaurante é muito bem avaliado pelos visitantes. O menu é eclético, oferecendo um "prato bernês" com salsichas, bacon, carne cozida, lombo de porco defumado, batatas e chucrute, pratos de spätzli (massas suíças), cozinha tradicional francesa e pratos asiáticos. No entanto, a principal atração do Altes Tramdepot é a sua cervejaria integrada - cubas de cobre situadas no meio do restaurante atrás do bar - onde é produzida a cerveja da casa.
Endereço: Grosser Muristalden 6, 3006 Berna, Suíça.
Kornhauskeller é um restaurante conhecido por suas vistas, embora neste caso as vistas sejam internas. Apresentando um café, bar, lounge e uma galeria, além de seu restaurante central, o Kornhauskeller pode atender a todos os clientes, seja em busca de cozinha mediterrânea, um local sofisticado para eventos ou um ponto de encontro descontraído ao longo do dia.
A arquitetura do restaurante é marcante e luxuosa, com teto pintado e escadarias curvas de madeira. Há uma variedade de pratos de carne e peixe, com opções que vão desde batatas fritas da marca "Kornhaus2 a risoto de vitela e vinho branco.
Endereço: Kornhauspl. 18, 3011 Berna, Suíça.
Considerada uma das quatro principais atrações da Cidade Velha (ao lado da Torre do Relógio, do Poço do Urso e das Casas do Parlamento), Della Casa tem sido uma das favoritas desde sua inauguração em 1892.
Embora um pouco caro, Della Casa oferece uma atmosfera de autenticidade suíça, e sua localização o torna uma opção útil para quem visita o centro da cidade.
Conhecido como "Delli" pelos habitantes locais, o restaurante orgulha-se de sua atmosfera amigável e de fidelidade à tradição. Com assentos no térreo e no primeiro andar, o menu apresenta vinhos suíços e favoritos de "Delli", como fígado de vitela e bratwurst.
Endereço: Schauplatzgasse 16, 3011 Berna, Suíça.
Esse é o nosso roteiro criado diretamente para si, aqui encontra dicas sobre o que visitar e o que fazer em Berna.
Já visitou Berna? Conte-nos sua experiência nos comentários e siga-nos nas nossas redes sociais.
.
f