Sabias que existem mais de 3 milhões de Emigrantes Portugueses pelo Mundo?

Onde e como arrendar apartamento na Suíça

Descobre aqui onde e como arrendar uma casa e/ou apartamento na Suíça

Alojamento Suíça

11/28/2022

casa-apartamento-suica-como-onde-alugar-arrendar-2022.jpg

Uma das etapas mais importantes da emigração é sem dúvida a procura de habitação.

Podes ter a sorte de encontrar um emprego com alojamento incluído mas na maioria dos casos o alojamento não está incluído, o que pode ser uma dor de cabeça, principalmente para quem emigra para a Suíça.

Na Suíça é realmente difícil arrendar casa, não só pela escassez mas também pelos muitíssimos requisitos.

 



 

Como posso alugar apartamento/casa na Suíça?

Depois de anunciada a disponibilidade de um imovel para alugar os interessados devem verificar no anúncio a data em que podem ser efectuadas visitas ao imovel e no dia da visita, se realmente estiverem interessados, deve ser pedido um formulário.

Formulário este que por norma, além dos dados pessoais deve ser acompanhado por alguns documentos.

Variando de situação para situação, como por exemplo: documento de permissão de residência na Suíça, contrato de trabalho, cópia das últimas 3 folhas salariais, contacto do último senhorio, comprovante de isenção de dívidas (extrait du registre des poursuites ou betreibungsregisterauszug).

Depois de preenchidos e enviados os formulários deve ser aguardada a decisão do senhorio, que depois de analisar todos os formulários normalmente elige as pessoas ou famílias mais estáveis, ou seja, com melhores salários, sem dívidas, com empregos mais estáveis e de preferência com passaporte Suíço ou com permissão de residência prolongado (B ou C).

Para pessoas recém chegadas pode ser realmente muito difícil concretizar o arrendamento, para esta situação aconselhamos a procurar quartos ou apartamentos para arrendamentos de curta duração.

Dica: Normalmente pessoas ou famílias que queiram deixar um imovel antes da data de rescisão no contrato devem indicar algumas pessoas/famílias que tenham interesse em arrendar o imovel para que não tenham que continuar a pagar renda, nestas situações visto que normalmente a concorrência é mais pequena é mais fácil conseguir o contrato de arrendamento. Pergunta a conhecidos ou pesquisa em grupos de facebook(ver mais abaixo) por situações semelhantes.