Vevey é uma cidade maravilhosa, que tem muito a oferecer aos seus turistas. Ao viajar pela Suiça, não deixe de conhecer.
A pacífica cidade de Vevey, às margens do Lago de Genebra, perto de Montreux, transforma-se no centro das festas ao hospedar um dos maiores (e mais raros) festivais de vinho do mundo. A Fête des Vignerons - que recebeu o status de patrimônio cultural imaterial da Unesco em 2016, foi fundada em 1797 para homenagear os produtores de vinho da região vinícola de Lavaux, uma das principais denominações de vinho da Suíça.
Hoje, a Fête des Vignerons (18 de julho a 11 de agosto) é uma festa que só acontece a cada 20 anos. A sua peça central são 20 shows ao vivo em uma arena especialmente construída para 20.000 lugares, mas também há desfiles diários, apresentações fantasiadas sobre vinhos, workshops, degustações de vinhos e comidas, música e muito mais.
Embora este festival de uva coloque Vevey no centro das atenções, há uma série de coisas para ver e fazer, durante todo o ano, que são tão boas quanto.
Se sai de Genebra, a distância até Vevey é de 89,8 km, o que resulta em:
Por outro lado, vindo de Zurich, a distância é de 205 km, o tempo de locomoção resulta em:
Já saindo de Berna, a distância é de 87,7 km, o que resulta em:
Este museu envolvente celebra a vida e obra do icônico astro do cinema Charlie Chaplin. Dividida entre o neoclássico Manoir de Ban, a mansão Corsier-sur-Vevey onde Chaplin passou seu último quarto de século, e um estúdio interativo especialmente construído, as exposições incluem exibições multimídia, trechos de filmes de Chaplin, recriações de sets de filmagem, fotos de família e outras lembranças evocativas, até o chapéu e a bengala da marca registrada de Chaplin. Um passeio pelos esplêndidos jardins da mansão completa a visita.
Chaplin´s World fica a cerca de 3 km ao norte de Vevey, pela autoestrada A9. O autocarro 212, que sai da estação Vevey a cada 30 minutos, das 5h30 às 19h na direção de Fenil-sur-Corsier, irá levá-lo à paragem ´Corsier-sur-Vevey, Chaplin´ (Sfr4.80) em menos de 15 minutos.
O recomendado é reservar pelo menos algumas horas para conhecer este lugar; melhor ainda, aproveite o dia inteiro com visitas ao restaurante e à loja de presentes no local.
Endereço: Route de Fenil 2, 1804 Corsier-sur-Vevey, Suíça.
A sede da Nestlé está em Vevey desde 1814, daí a sua presença na forma deste museu dedicado à nutrição e a tudo o que é comestível, do passado e do presente. Suas exibições visam claramente entreter e informar, começando com o gigantesco garfo de prata que se projeta para fora da água em frente à mansão à beira do lago (um ótimo local para piquenique, graças a quantidade de cadeiras de madeira na margem do lago).
Particularmente divertidos são as oficinas de culinária do Alimentarium para adultos e crianças, visitas guiadas para famílias e oficinas de jardinagem.
Endereço: Quai Perdonnet 25, 1800 Vevey, Suíça.
Declarada Patrimônio da Humanidade em 2016, Villa Le Lac, construída pelo arquiteto suíço de renome mundial Le Corbusier entre 1923 e 1924, é um lugar de visita obrigatória para os amantes da arquitetura.
A pequena casa branca de frente para o lago, com seu deck funcional na cobertura e janelas de fita, é a abertura perfeita para o tema de construção de concreto mais conhecido do grande arquiteto moderno. Sua mãe viveu aqui de 1924 a 1960, seguida por seu irmão até 1973. Exibições visitantes acontecem a cada verão.
Endereço: Route de Lavaux 21, 1802 Corseaux, Suíça.
Este pequeno e eclético museu é especializado em gravuras e desenhos de artistas suíços e internacionais, com uma coleção que vai do século 16 ao século 21. Ele também tem a maior coleção do mundo de arte do expressionista vienense Oskar Kokoschka. De particular interesse são as obras de Alechinsky, Courbet, Dürer, Hodler, Picasso, Rembrandt e Vallotton. O prédio de 120 anos que abriga a coleção é um belo exemplo da arquitetura neoclássica.
Em relação aos ingressos, para adultos custa em média 9,80 Euros e para menores de 18 anos a entrada é gratuita.
Endereço: Avenue de la Gare 2, 1800 Vevey, Suíça.
Com os Alpes franceses à distância e os vinhedos de Lavaux para o outro lado, um passeio de barco é uma das melhores maneiras de explorar Vevey e a riviera suíça circundante. CGN oferece uma variedade de passeios a bordo de seus barcos da belle époque com 100 anos de idade. O Riviera Tour passa por Montreux, Castelo de Chillon e reserva natural Les Grangettes.
O cruzeiro Joyaux de Lavaux dá uma volta pelos vinhedos e vilas pitorescas nas encostas de Lavaux. Os passeios custam em um preço inicial de 30 Euros.
O metro de Vevey até o Monte Pèlerin leva os passageiros pelos vinhedos de Lavaux enquanto sobe a uma altitude de 810 metros. A partir desta paragem, os passageiros podem visitar a vila de Mont Pèlerin e admirar a vista do Lago Genebra. Para ainda mais vistas, há também a opção de continuar a pé, ao longo de uma rota bem sinalizada de 45 minutos até o teleférico Plein Ciel (para adultos o valor é de 4 Euros). A torre leva os hóspedes a 65 metros até o topo do Monte Pèlerin para vistas da região circundante.
O metro parte a cada 20 minutos.
Obtenha uma nova apreciação de quão longe as câmeras chegaram neste museu pequeno, mas cativante. Da Camera Obscura aos dispositivos digitais modernos, o museu possui uma coleção de equipamentos, fotografias e displays práticos que testemunham a engenhosidade daqueles que trabalharam tanto para capturar um momento por uma eternidade.
O bilhete para adultos é de 13 Euros, e até 18 anos a entrada é gratuita.
Endereço: Grande Place 99, 1800 Vevey, Suíça.
Carismático e envolvente, o chef Denis Martin é um dos maiores nomes do país na culinária suíça contemporânea e culinária molecular. Seu menu de degustação, com estrela Michelin, é uma sucessão emocionante de 20 diferentes sensações de sabor, servidas em uma mansão tradicional do século 17 a uma quadra do lago. É necessário fazer reserva.
Endereço: Rue du Château 2, 1800 Vevey, Suíça.
Este bistrô nouveau-rústico à beira do lago, com paredes de pedra e vigas baixas, é incrivelmente popular. Reserve uma mesa para um menu criativo e fresco que destaca pratos como cavala queimada em caldo Earl Grey e barriga de porco caramelizada com purê de baunilha e cenoura. Sente-se do lado de fora quando o tempo permitir. Os especiais do dia têm um bom valor.
Endereço: Rue du Léman 2, 1800 Vevey, Suíça.
No coração da Cidade Velha, este pequeno restaurante com um dossel listrado por excelência e um terraço pavimentado com flores é uma instituição da culinária local clássica. Bifes e filés de carne de cavalo em um molho caseiro lendário (receita secreta) dominam as ofertas.
Endereço: Rue du Conseil 7, 1800 Vevey, Suíça.
Esse é o nosso roteiro criado diretamente para si, aqui encontra dicas sobre o que visitar e o que fazer em Vevey.
Já visitou Vevey? Conte-nos sua experiência nos comentários e siga-nos nas nossas redes sociais.
f