Friburgo é o destino turístico perfeito para quem gosta de apreciar monumentos com muita história envolvida.
Friburgo é uma cidade universitária medieval pequena e bem preservada, com paisagens maravilhosas, além de ter vários exemplos notáveis de arquitetura gótica na cidade velha, construídos com pedra de melaço local.
Está localizada em uma península e cercada em três lados pelo rio Sarine. Fundada em 1157 pelo Duque de Zähringen, Friburgo entrou na Confederação Suíça em 1481.
A mais conhecida especialidade gastronômica da região é o fondue de queijo moitié-moitié, que combina o queijo Gruyères com o queijo Friburguês Vacherin. Bem na fronteira de duas áreas linguísticas, Friburgo é um dos três cantões bilíngues de francês e alemão na Suíça.
Se sair de Genebra, a distância até Friburgo é de 139 km, o que resulta em:
Por outro lado, vindo de Zurich, a distância é de 154 km, o tempo de locomoção resulta em:
Já saindo de Bern, a distância é de somente 36 km, o que resulta em:
Antes de entrar nesta catedral gótica do século 13, admire o portal principal com a sua imagem esculpida do Juízo Final do século 15 . À sua direita ao entrar, dentro da Chapelle du Saint Sépulcre, está um grupo de esculturas muito realistas (1433) que representa o sepultamento de Cristo.
Além disso, existe uma escalada de 368 degraus da torre de 74 m de altura da catedral, que tem vistas incríveis da cidade medieval, pode preparar o telemóvel para uma ótima foto.
Endereço: Rue du Pont-Suspendu, 1700 Fribourg, Suíça.
Nenhum local reflete melhor o espírito criativo de Friburgo como esse.
Escondido em um antigo depósito de gás nas margens do Sarine, o Porto explode com energia. Nos dias de verão, os friburgueses divertem-se em seu terraço à beira do rio à sombra de árvores entre as aulas de tai chi, visitas a ateliers (oficinas) e jantares em pratos sazonais na hora do almoço de carnes locais e vegetais caseiros.
Assim que a última aula de tango tiver deixado a pista de dança - bandas ao vivo, exibições de filmes, noites de dança entram em cena. O local é realmente maravilhoso.
Endereço: Planche-Inférieure 5, 1700 Fribourg, Suíça.
Este museu, criado em memória do prodígio artístico moderno de Friburgo, Jean Tinguely (1925–91), está localizado em uma garagem que data de 1900. O espaço elegante exibe suas máquinas ao lado das criações ousadas do artista franco-americano Niki de Saint Phalle (1930–2002), que trabalhou com Tinguely da década de 1950 até o seu falecimento.
Endereço: Rue de Morat 2, 1700 Fribourg, Suíça
A fábrica de tijolos vermelhos queimados e caramelo desta chocolateria, em atividade desde 1901, produz fatias de chocolate de leite Gruyère rico em Alpine e têtes au choco amados pelos filhos (cabeças de marshmallow com cobertura de chocolate). Não pode entrar, mas pode comprar chocolate a preços de fábrica neste café-outlet, enquanto saboreia chocolate quente com chantilly e raspas de chocolate.
Endereço: Rte de la Fonderie 2, Friburgo, Suiça.
Esta ponte, construída em 1720, foi a conexão principal da cidade de Friburgo. Totalmente fotogênica, a própria ponte, o cenário ao seu redor e as vistas a partir dela vão deixar os fotógrafos apaixonados.
Endereço: 1700 Fribourg, Suíça.
O destaque desta igreja é o seu interior, datado do século 18 com 75 estatuetas que reencenam o presépio, a anunciação e cenas da vida cotidiana. Abra caminho pelas cortinas cinza pesadas e coloque uma moeda de um / dois francos na fenda para ver o berço por quatro / oito minutos.
Endereço: Place de Notre Dame 1, 1700 Fribourg, Suíça.
Este café-restaurante - uma mistura estilosa de moderno e vintage - fica aberto na hora do almoço e depois do trabalho, quando estudantes e executivos se deliciam com as especialidades da casa, tartines quentes e balões mais saborosos (criações em estilo hambúrguer). E claro, a especialidade entre as refeições são os seus tortuosos bolos caseiros.
Endereço: Rue de l´Hôpital 39, 1700 Fribourg, Suíça.
O antigo restaurante de Tinguely é uma mistura kitsch de móveis do século 19, desenhos de Niki de Saint Phalle e quinquilharias com toques de nostalgia. Escolha entre os especiais do dia marcados com giz em quadros-negros; fondues e bifes de cavalo são os favoritos.
Endereço: Rue du Pont-Muré 16, 1700 Fribourg, Suíça.
Aproveita para conhecer esse localque está sempre vibrante, um pouco como uma brasserie ou gastropub sofisticada, que serve comida muito boa em um ambiente elegante, mas casual, a preços razoáveis. O cardápio é simples: filé e frutos do mar preparados de várias maneiras (talvez com cogumelos fricassé ou regados com beurre café de Paris) e uma seleção de pequenos pratos para começar.
Endereço: Rue des Bouchers 2, 1700 Fribourg, Suíça.
Esse é o nosso roteiro criado diretamente para si, aqui encontra dicas sobre o que visitar e o que fazer em Friburgo.
Já visitou Friburgo? Conte-nos sua experiência nos comentários e siga-nos nas nossas redes sociais.
f