Madrugada de horror em Mirandela: Incêndio em lar faz várias vítimas mortais
Um incêndio no lar Bom Samaritano, da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela, provocou a morte de seis idosos na madrugada de sábado, 16 de agosto de 2025. Além das vítimas mortais, registam-se ainda cinco feridos graves e 19 feridos ligeiros, segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Mirandela, Luís Carlos Soares.
O fogo terá deflagrado por volta das cinco da manhã, num quarto onde se encontravam três utentes. O provedor da instituição, Adérito Gomes, adiantou que a origem poderá ter estado num colchão anti-escaras. Três idosos morreram de imediato e outros três não resistiram à inalação de fumo.
Embora o incêndio tenha ficado confinado ao quarto, todo o edifício ficou repleto de fumo, tornando a operação de evacuação particularmente difícil, uma vez que muitos utentes tinham mobilidade reduzida ou doenças demenciais avançadas.
Fogo no lar em Mirandela: “Alarmes e extintores não funcionavam, mangueiras não tinham água”
"Emigrante que estava de férias em Mirandela ajudou a resgatar vários idosos, com a ajuda da família. Às tantas, o fumo era tanto que já não encontrava porta de saída."
No total, 62 idosos foram retirados do lar e encaminhados para cinco lares residenciais do concelho de Mirandela, garantindo acompanhamento temporário e posteriormente uma solução mais definitiva.
Os feridos foram transportados para os hospitais de Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Bragança.
O presidente da Câmara Municipal de Mirandela, Vítor Correia, confirmou a instalação de um centro de apoio psicológico e logístico para familiares dos utentes, no pavilhão do Inatel.
A autarquia decretou três dias de luto municipal, cancelando todos os eventos oficiais, e apresentou condolências às famílias enlutadas.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, expressou as suas condolências ao provedor da Santa Casa da Misericórdia e às famílias das vítimas, manifestando “solidariedade e apoio neste momento de luto” e desejando rápidas melhoras aos feridos.
A Polícia Judiciária encontra-se a investigar as causas do incêndio, estando ainda a ser elaborado o relatório pericial.
Em meu nome e em nome do Portugal lá fora, enviamos as nossas mais sentidas condolências às famílias enlutadas.
1. Onde ocorreu o incêndio?
No lar Bom Samaritano, da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela, distrito de Bragança.
2. Quantas vítimas foram confirmadas?
6 mortos, 5 feridos graves e 19 feridos ligeiros.
3. O que poderá ter causado o fogo?
A suspeita inicial é de que o incêndio terá começado num colchão anti-escaras.
4. Para onde foram transferidos os idosos?
62 idosos foram distribuídos por cinco lares residenciais do concelho.
5. Que medidas foram tomadas pela autarquia?
Decretados três dias de luto municipal e criação de centro de apoio psicológico e logístico para familiares.
f