Descobre de quanto é o aumento na tua região.
As seguradoras de saúde na Suíça irão aumentar os preços das suas apólices em 2025, com uma média de 6%, embora em algumas regiões o aumento possa atingir até uma média de 10,5%. Este novo aumento reflete o crescente custo dos cuidados de saúde no país, impulsionado por fatores como o envelhecimento da população e os avanços em tratamentos e medicamentos.
Em 2025, os prémios das seguradoras de saúde suíças sofrerão mais um aumento, com uma subida média de 6%, o que representa cerca de 22 francos suíços adicionais por mês comparado a 2024. A média mensal para adultos será de 449,20 francos. Porém, os aumentos variam consideravelmente entre os diferentes cantões. O cantão do Tessino, por exemplo, terá o maior aumento, de 10,5%, elevando a sua média para 472,70 francos por mês. Já em Basileia, o aumento será bem mais moderado, de apenas 1,5%.
As variações dos prémios não são apenas regionais, mas também de acordo com a faixa etária. Para jovens adultos (19-25 anos), a subida será de 5,4%, enquanto para as crianças o aumento será de 5,8%. Estes aumentos refletem uma tendência que se tem acentuado nos últimos anos, em que cada faixa etária é impactada de forma diferente pelos custos crescentes da saúde.
Os fatores por trás deste aumento incluem o envelhecimento da população e o custo crescente de novos tratamentos e medicamentos. De acordo com o Bundesamt für Gesundheit (BAG), as despesas com consultas médicas, medicamentos e internamentos hospitalares representam as maiores parcelas dos custos totais da saúde. Em 2023, a despesa anual da obrigatoriedade de cuidados de saúde totalizou 39,9 mil milhões de francos, um aumento de 4,1% face ao ano anterior.
O aumento das Krankenkassen tem sido um tema político controverso, e novas discussões estão previstas para os próximos meses, com propostas para tentar limitar o impacto deste aumento nas famílias suíças, sem comprometer a qualidade dos cuidados de saúde.
f