Sabias que existem mais de 3 milhões de Emigrantes Portugueses pelo Mundo?

O que fazer na cidade de Gouda, na Holanda

Além do queijo, a cidade também possui ótimos destinos turísticos e belas arquiteturas, conforme vamos te mostrar.

Holanda Gouda Viajar

7/27/2021

00207950.jpg

Gouda é uma cidade famosa por seus deliciosos queijos e está localizada na região oeste da Holanda, próxima a Haia e Roterdã. Embora seja uma das menores cidades, com uma população de 70.000 habitantes, Gouda ainda é um destino turístico popular devido à sua herança de queijo e à riqueza de edifícios históricos.

Durante o século 11, Gouda era principalmente coberto de turfa e a colheita de turfa era a principal fonte de emprego. Com o desenvolvimento das tecnologias, Gouda foi conectado à grande rede de canais da Holanda através do Oude Rijn e se tornou um importante centro comercial.  Na história moderna, a economia de Gouda gira em torno da indústria e dos mercados de queijos, e o famoso mercado de queijos é realizado semanalmente. 

Fonte da imagem: aqui

 

Como chegar até a cidade

Se sair de Amsterdãm, a distância até a cidade é de 62,2 km, o que resulta em:

  • 51 minutos de carro, com custo médio de 8 a 11 Euros;
  • 51 minutos de comboio, com custo médio de 10 a 24 Euros.

Por outro lado, vindo de Haia a distância é de 32,5 km, e o tempo até Gouda é de:

  • 24 minutos de carro, com custo médio de 4 a 6 Euros;
  • 27 minutos de comboio, com custo médio de 8 a 20 Euros.

Saindo de Rotterdam a distância é de apenas 23,7 km, e o tempo de locomoção é de:

  • 21 minutos de carro, com custo médio de 4 a 5 Euros;
  • 18 minutos de comboio, com custo médio de 8 a 19 Euros.

 

Roteiros e destinos indispensáveis 

1. Mercado de queijos

Gouda é famosa por sua produção de queijo, a variedade de queijo Gouda é uma mistura maravilhosa que é vendida internacionalmente.

Realizado todas as quintas-feiras de manhã no cenário impressionante da Praça Markt, o Mercado de Queijo Gouda é um verdadeiro espetáculo e é maravilhoso de se ver. Agricultores e comerciantes negociarão acordos e grandes quantidades de queijo serão compradas e vendidas.

As rodas de queijo são exibidas no centro da praça e as cores são brilhantes - Diferentes tons de amarelo e laranja misturados com o cheiro de queijo. Você pode, é claro, provar alguns dos famosos queijos e observar as rodas sendo pesadas. Mesmo que você não goste desse tipo de comida, ainda pode apreciar a arte e o espetáculo.

Fonte da imagem: aqui

Endereço: Agnietenstraat 21, 2801 GZ Gouda, Holanda.



2. Igreja St. John

Dedicada a João Batista, essa impressionante igreja fica no centro de Gouda e é conhecida em todo o país por seu design e belos vitrais. Construída no século 15, a igreja passou por várias mudanças e restaurações ao longo dos anos, mas seus vitrais permaneceram intactos. Por ser a maior igreja da Holanda, seu interior é repleto de colunas de pedra e arcos de apoio.

O verdadeiro deleite, conforme mencionado, é a variedade de vitrais - há uma camada dupla de janelas, e cada moldura individual contém uma representação diferente. As janelas notáveis ​​incluem o batismo de Jesus e a última ceia - as cores e os detalhes são simplesmente fantásticos.

Fonte da imagem:aqui

Endereço: Achter de Kerk 2, 2801 JW Gouda, Holanda.

 

3. Câmara Municipal

Este edifício maravilhoso está localizado no centro da praça Markt e é um marco da cidade.

Construída em 1448, a Câmara Municipal é uma das mais antigas da Holanda e tem um estilo gótico encantador. A fachada frontal do edifício apresenta uma série de torres pontiagudas, espigões e janelas em arco e também possui uma miríade de estátuas de pedra de várias pessoas importantes da história holandesa.

Em ambos os lados da Câmara Municipal, há uma série de sinos que tocam a cada hora. Além disso, à noite, a frente da Câmara Municipal é iluminada em várias cores e shows de luzes às vezes são realizados.

Fonte da imagem:aqui

 

Endereço: Markt 1, 2801 JG Gouda, Holanda.

 

4. Praça do Mercado

A ampla praça do mercado continua a ser o centro das atividades em Gouda e contém vários edifícios históricos. Além disso, ao redor da praça há uma coleção de lojas, restaurantes e cafés.

Se visitar Gouda, a Praça do Mercado é o lugar perfeito para começar o seu passeio e a partir daqui  pode explorar a cidade, inlcuindo a Igreja de St. John. Além disso, os mercados tradicionais ainda são realizados aqui, o mais importante dos quais é o mercado de queijo holandês, que é conhecido internacionalmente.

Fonte da imagem: aqui

Endereço: Agnietenstraat 21, 2801 GZ Gouda, Holanda.

 

5. Fazenda de queijo Jongehoeve (Kaasboerderij Jongehoeve)

Para apreciar verdadeiramente a história e a importância do queijo Gouda, é aconselhável fazer uma viagem ao Kaasboerderij Jongehoeve, que é uma fazenda de queijo localizada ao sul de Gouda, perto do rio De Lek. Longe dos centros turísticos das cidades modernas, esta fazenda de queijo tem um toque rústico e tradicional.

Visitas guiadas estão disponíveis na fazenda e terá uma experiência envolvente onde poderá assistir a vários vídeos de apresentação, ver como o queijo é feito, admirar as lindas vacas e bezerros que contribuem para o processo de fabricação do queijo e também provar alguns produtos frescos e finos. Não se esqueça de visitar a loja da fazenda e comprar alguns queijos autênticos ou outras lembranças.

Fonte da imagem: aqui

Endereço: Benedenberg 90, 2861 LH Bergambacht, Holanda.



6. Molen De Roode Leeuw

É um bom exemplo de um moinho em funcionamento e está localizado orgulhosamente à beira de uma das redes de canais no centro de Gouda. Embora este moinho de vento não produza mais farinha, ele ainda funciona e você pode ver as velas girando e as partes mecânicas do moinho estão em exibição.

Os moinhos de vento são uma das maiores tradições holandesas e este moinho de vento em particular foi construído em 1727 e foi cuidadosamente restaurado nas últimas décadas. Para ter uma noção de como essas estruturas maravilhosas funcionam e ver um moinho de vento de perto, é uma grande atração histórica.

Fonte da imagem: aqui

 

Endereço: Vest 65, 2801 VE Gouda, Holanda.

 

7. Canais de Gouda

O centro de Gouda é rodeado por canais e uma ótima maneira de ver a cidade e sua arquitetura maravilhosa é explorando esses canais. Considere começar no canal que fica logo acima da praça do mercado e caminhe por toda a sua extensão - esse canal é rodeado por árvores e tem uma ponte charmosa no centro.

Continue até a beira do canal e vire à esquerda ou à direita para contornar o grande canal que circunda todo o centro antigo da cidade. Pode facilmente completar todo o anel do canal e admirar as vistas de Gouda no caminho, incluindo as casas maravilhosas e a arquitetura que se alinham nos pacíficos trechos de água.

Fonte da imagem: aqui

 

 

Restaurantes e Culinária

1. David`s Gelato

O jovem empresário dono desta geletaria foi o tema do documentário Chill de 2017 de Mirjam Van Veelen: The Road to David`s Gelato, a história de sua peregrinação pelo Mediterrâneo para aprender tudo sobre como administrar uma gelateria de sucesso.

Sabores frutados e cremosos juntam-se a sorvetes e iogurtes congelados na vitrine e são apreciados por moradores e turistas.

Fonte da imagem: aqui

 

Endereço: Lange Tiendeweg 23, 2801 KE Gouda, Holanda.

 

2. Kamphuisen


Este clássico café bruin tem um piso de madeira e um bar que reúne décadas de bebedeira. Do lado de fora, há mesas sob o beiral do antigo mercado de peixes. O cardápio do bar oferece pratos inspirados em regiões tão diversas como Itália, Austrália e Oriente Médio.

Fonte da imagem: aqui

Endereço: 19, Hoge Gouwe, 2801 LA Gouda, Holanda.

 

3. Brunel

Os produtos regionais são bem utilizados aqui, garantindo que os pratos franceses e italianos modernos elaborados pelo chef sejam sempre frescos e saborosos. No verão, jante ao longo do canal no antigo mercado de peixes com colunatas.

Fonte da imagem: aqui

 

Endereço: Hoge Gouwe 23, 2801 LA Gouda, Holanda.

 

Esse é o nosso roteiro criado diretamente para si, aqui encontra dicas sobre o que visitar e o que fazer em Gouda.


Já visitou Gouda? Conte-nos sua experiência nos comentários e siga-nos nas nossas redes sociais.

Facebook

Instagram